Perguntas Frequentes Sobre o CROHMIQ

O que é o tecido de marca CROHMIQ®?

Porquê o CROHMIQ® é único?

O que é um big bag de Tipo C?

O que é um big bag de Tipo D?

Porquê um big bag de Tipo D é preferível em relação a um big bag de Tipo C?

Como são identificados os perigos estáticos?

O que são CENELEC e o IEC?

Como são testados os Big Bags de Tipo D ?

Quais testes foram feitos no CROHMIQ?

Os Big Bags CROHMIQ podem ser reutilizados?

Como se avalia um big bag de Tipo D?

Onde podem ser comprados os Big Bags CROHMIQ?




O QUE É O TECIDO DE MARCA CROHMIQ®?

O tecido CROHMIQ é um tecido de polipropileno entrelaçado com proteção estática de Tipo D patenteado, utilizado na fabricação de Big Bags sem ligação à terra ou FIBC (Contentor Flexível) para uso em atmosferas de gases, vapores e poeiras inflamáveis. Os Big Bags fabricados com tecido CROHMIQ fornecem uma proteção estática dissipando a acumulação de carga estática no big bag e limitando a energia das descargas para evitar uma inflamação do ambiente inflamável..

Os Big Bags CROHMIQ com proteção estática são usados pelas 500 maiores empresas do mundo (revista Fortune) e outras numa gama alargada de aplicações onde gases ou vapores inflamáveis como o etileno, tolueno ou metano, ou onde estão presentes pós inflamáveis como amido de milho, resinas e fertilizantes.

Os Big Bags CROHMIQ têm um sistema de segurança destacável com mais de 15 milhões de Big Bags utilizados desde 1995
Voltar ao Topo

PORQUÊ O CROHMIQ® É ÚNICO?

Fios de dissipação estática especiais no tecido, patenteados, dissipam a carga estática através de descargas por efeito corona.

O uso de Big Bags com proteção estática CROHMIQ eliminam a necessidade de operadores para ligar o Big bag à terra antes do processo de enchimento ou esvaziamento. A propriedade de dissipação estática é fornecida pelo tecido e não necessita de métodos de fabricação especiais do Big bag. A propriedade de dissipação estática não se degrada ao longo da vida útil do Big bag e mantém as suas propriedades de proteção ao longo de diversos ciclos de restauração.
Voltar ao Topo

O QUE É UM BIG BAG DE TIPO C?

Um big bag de Tipo C utiliza uma superfície ou rede condutora para conduzir a carga estática da superfície do big bag até ao solo. Estes Big Bags fornecem uma proteção estática segura e eficaz somente se eles forem bem construídos e ligados à terra de forma correta. Todos os elementos condutores presentes nos Big Bags de Tipo C com aterramento devem ser conectados ao terminal de ligação à terra, o qual por sua vez deve estar aterrado durante o enchimento ou esvaziamento do big bag. Quando os Big Bags de Tipo C com aterramento não estão ligados à terra, eles agem como condutores isolados. A carga armazenada num Big bag transformado em condutor isolado, podendo incendiar vapores inflamáveis como consequência de faíscas de descarga com energia de inflamação suficiente.
Voltar ao Topo

O QUE É UM BIG BAG DE TIPO D?

Os Big Bags de Tipo D não necessitam ligação à terra para fornecer uma protecção segura e eficaz contra descargas estáticas perigosas. O tecido tem propriedades anti-estáticas que dissipam as cargas estáticas de forma segura para evitar pequenas faíscas e descargas potencialmente explosivas. Os engenheiros que conceberam o CROHMIQ inventaram a tecnologia de Tipo D e foram premiados pela sua primeira patente em 1995. O CENELEC criou a classificação de Big bag de Tipo D depois da introdução da tecnologia revolucionária CROHMIQ.
Voltar ao Topo

PORQUÊ UM BIG BAG DE TIPO D É PREFERÍVEL EM RELAÇÃO A UM BIG BAG DE TIPO C?

SDe acordo com especialistas da indústria, a causa principal de acidentes industriais que envolvem Big Bags é com o Tipo C, com falta ou quebra de conexão com o solo (veja o artigo de Britton). Os Big bag condutores de Tipo C isolados são extremamente perigosos porque podem produzir faíscas energéticas que podem facilmente incendiar gases e vapores inflamáveis, e a maioria das atmosferas de pós inflamáveis. Uma conexão de ligação à terra apropriada dos Big Bags de Tipo C está sujeita ao erro humano. Os Big Bags fabricados com tecido CROHMIQ para Big Bags com protecção estática de Tipo D não têm exigências especiais de construção e não exigem aterramento.
Voltar ao Topo

COMO SÃO IDENTIFICADOS OS PERIGOS ESTÁTICOS?

The potential static hazards at the locations where FIBC are filled and emptied are dependent on the type and form of the product conveyed, the material handling system during filling or emptying, the flammable environment, and the safety procedures in use. Just as bulk bags have a 5:1 or 6:1 safe working load, the bulk bag should have a level of safety on static protection. An evaluation of the materials used, machinery, and processes is required to determine the static discharge hazard.

Os perigos estáticos potenciais nos locais onde os Big Bags são preenchidos e esvaziados dependem do tipo e da forma do produto transportado, do sistema de manuseio do material durante o preenchimento ou esvaziamento, do ambiente inflamável e dos procedimentos de segurança em uso. Da mesma maneira que os Big Bags tem uma carga de trabalho segura de 5:1 ou 6:1, o big bag deveria ter um nível de segurança relativo à protecção estática. Uma avaliação dos materiais usados, da maquinaria e dos processos é exigida para determinar o perigo de descarga estática.


Voltar ao Topo

O QUE SÃO CENELEC E O IEC?

O CENELEC, Comitê Europeu para Estandardização Eletrotécnica, foi criado em 1973, sendo uma organização técnica sem fins lucrativos composto pelos Comitês Eletrotécnicos Nacionais de 23 países Europeus.

O IEC (Internacional Electrotechnical Comission /Comissão Internacional Electrotécnica) foi fundado em 1906 em St. Louis, Missouri, Estados Unidos, e é constituído atualmente por 40 países inclusive os Estados Unidos. O seu propósito declarado é estabelecer standards para uma ampla variedade de produtos elétricos para incitar o comércio internacional.
Voltar ao Topo

COMO SÃO TESTADOS OS BIG BAGS DE TIPO D?

Os níveis de carga (corrente), a Energia Mínima de inflamação (MIE) do material inflamável, e a umidade relativa são os parâmetros de teste críticos para estabelecer a performance.

O método de teste simula a manipulação industrial de pós utilizando um equipamento de teste que enche e esvazia um Big bag com bolas de polipropileno sob condições ambientais controladas. Uma sonda de gás inflamável é usada para medir o perigo de inflamação das descargas estáticas provenientes do Big bag usando misturas de gases de Energias de Inflamação Mínima (MIE) definidas. Este método está incluído no Standard de teste internacional IEC-61340-4.
Voltar ao Topo

QUAIS TESTES FORAM FEITOS NO CROHMIQ?

Os Big Bags CROHMIQ têm sido testados com sucesso, usando o método descrito no IEC 61340-4-4 desde 1995 por laboratórios de testes líderes, clientes e até mesmo concorrentes numa ampla variedade de condições de teste. A TEXENE mantém instalações de testes ultra modernas como parte de seu comprometimento contínuo com a  segurança, a pesquisa, e o desenvolvimento de novos produtos.
Voltar ao Topo

OS BIG BAGS CROHMIQ PODEM SER REUTILIZADOS?

Os Big Bags de protecção estática CROHMIQ têm sido renovados com processos de limpeza molhada e a seco e reutilizados pelos clientes. Um programa corretamente concebido para a renovação incluindo testes de segurança, pode permitir diversas reutilizações dos Big Bags CROHMIQ.
Voltar ao Topo

COMO SE AVALIA UM BIG BAG DE TIPO D?

Ao comprar um Big bag de Tipo D para o seu próprio uso, é importante entender a natureza do perigo estático e o nível de segurança exigido para proteger os seus operadores e clientes. O Big bag é apenas um elemento num sistema de manuseamento de material electro-estaticamente seguro e eficaz. Veja cuidadosamente o método de teste, o MIE, e os níveis de carga usados, para determinar o nível de performance seguro.
Voltar ao Topo

ONDE PODEM SER COMPRADOS OS BIG BAGS CROHMIQ?

A TEXENE tem orgulho em oferecer tecido CROHMIQ para uma ampla rede mundial de Fornecedores de Big Bags de qualidade. Estes fabricantes de bigbags líderes irão conceber, produzir e fornecer Big Bags feitos com tecido CROHMIQ para protecção estática de Tipo D, de acordo com as suas especificações, em qualquer lugar do mundo. O tecido CROHMIQ está disponível em duas cores: o CROHMIQ azul™ e o CROHMIQ branco™. Contate a nossa equipe de Serviços & Vendas para mais informação ou para localizar um fabricante de Big Bags CROHMIQ.
Voltar ao Topo

TEXENE LLC, Textile Technologies of the 21st Century
Tecnologias Texteis do Seculo XXI


TEXENE LLC e um fornecedor mundial de texteis tecnicos de alta qualidade, concentrado em fornecer produtos texteis de concepcao minuciosa e de alta performance para o mundo inteiro.